De forma a dar-se continuidade ao projecto da turma "Conta-me uma história", o pai e a mãe de um aluno da turma - Guilherme - vieram contar-nos a história do autor António Mota, "O nabo gigante", baseado num conto tradicional russo.
Foi com grande alegria que, em coro, as crianças anteciparam algumas partes do texto, como esta:"O gato puxou o cão, o cão puxou o rapaz, o rapaz puxou a menina, a menina puxou a velhota, a velhota puxou o velhinho e o velhinho puxou o nabo. Fartaram-se de puxar, mas o nabo ...não se mexeu."
Mãe e filho "ajudam a puxar o nabo" |
A história dos dois velhinhos que não conseguiam, sozinhos, tirar da terra o nabo que haviam semeado, fez-nos reflectir sobre a importância da união, sempre que é necessário superar obstáculos... "A união faz a força" foi o provérbio que melhor se adequou a este conto!
Finalmente, como ler é compreender, os alunos participaram num jogo no qual tiveram que dar provas de que percebem o que lêem...Não correu nada mal, mas como não acertaram em todas as respostas aprenderam que sempre que se lê ou se ouve ler uma história, a concentração deve ser ainda maior!
Gostei da história "O Nabo Gigante"
ResponderEliminarSofia
Gostei muito de participar na história do "Nabo Gigante" com os meus pais.
ResponderEliminarGuilherme
Eu gostei muito de jogar o jogo do nabo gigante,
ResponderEliminarquero fazer mais jogos como este.
Muitos beijinhos do Tomás Morais!
Este projecto é um bom incentivo à leitura e ao cultivo do gosto pelos livros.
ResponderEliminarMãe do Tomás 2ºB
Gostei muito do jogo do nabo.
ResponderEliminarEu tambem gostei da historia.
E podiamos repetir mais veses.