segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O nabo gigante


 
 
De forma a dar-se continuidade ao projecto da turma "Conta-me uma história", o pai e a mãe de um aluno da turma - Guilherme - vieram contar-nos a história do autor António Mota, "O nabo gigante", baseado num conto tradicional russo.
Foi com grande alegria que, em coro, as crianças anteciparam algumas partes do texto, como esta:"O gato puxou o cão, o cão puxou o rapaz, o rapaz puxou a menina, a menina puxou a velhota, a velhota puxou o velhinho e o velhinho puxou o nabo. Fartaram-se de puxar, mas o nabo ...não se mexeu."

Mãe e filho "ajudam a puxar o nabo"
A história dos dois velhinhos que não conseguiam, sozinhos, tirar da terra o nabo que haviam semeado, fez-nos reflectir sobre a importância da união, sempre que é necessário superar obstáculos... "A união faz a força"  foi o provérbio que melhor se adequou a este conto!
 


  




Finalmente, como ler  é compreender, os alunos participaram num jogo no qual tiveram que dar provas de que percebem o que lêem...Não correu nada mal, mas como não acertaram em todas as respostas aprenderam que sempre que se lê ou se ouve ler uma história, a concentração deve ser ainda maior!




domingo, 16 de janeiro de 2011

O Computador Magalhães



De forma a promover-se a generalização de práticas de ensino mais inovadoras, a incrementar-se a qualidade de ensino e a melhoria do desempenho escolar dos alunos, no dia 14 de Janeiro procedeu-se à  utilização do computador Magalhães, em contexto de sala de aula.
A alegria que os alunos sentiram estava espelhada nos seus rostos.O entusiasmo e a motivação intrínseca foram as tónicas da aula.




É indubitável que o caminho a percorrer no que concerne à utilização do computador vai ser longo, pois o conhecimentos de cada criança relativamente a este recurso é bastante diferenciado.
O mais importante, porém,  é que cada aluno se comece a familiarizar com as novas tecnologias, desenvolva algumas competências relativamente à literacia digital e tal como o "Magalhães" possa "navegar" e ir mais longe no seu desenvolvimento.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia de Reis

No dia 6 de Janeiro comemorou-se o "Dia de Reis" com várias actividades.




As crianças  ouviram e cantaram a canção "O Natal dos Simples" do Zeca Afonso, visionaram um powerpoint alusivo à data, leram algumas das quadras pesquisadas, em casa, junto dos familiares, confeccionaram as coroas , cantaram as janeiras aos colegas das outras turmas, de forma a preservarem a tradição oral, e deliciaram-se com uma saborosa fatia de bolo-rei.

Actividades de Natal

Para celebrar a quadra festiva do Natal foram realizadas muitas actividades, entre as quais a pintura de desenhos, utilizando técnicas variadas e a elaboração de postais, com mensagens escritas pelos alunos, para os pais.
Além disso, foi escrita uma história colectiva, dedicada a uma aluna da turma, que estava internada no Hospital Pediátrico de Coimbra, intitulada "O sonho da Odete". A produção deste conto de Natal  foi do agrado de todos!

                                                 
                                               CONTO DE NATAL
                                              
                                               "O sonho da Odete"
   Uns dias antes da quadra festiva do Natal, uma menina chamada Odete foi deitar-se muito ensonada e inquieta.Quando chegou o seu amigo João Pestana, ela caiu num sono profundo e começou a sonhar.
   O Pai Natal andava muito atarefado;tinha muitos presentes para distribuir este ano porque tinham nascido muitos bebés.
   Então, o "Mestre dos Presentes"propôs à Odete que o ajudasse a distribuir as prendas.   A menina aceitou
ser sua ajudante, mas quando ia a subir para o trenó, as renas, marotas, começaram a voar e ela caiu e partiu uma perna.
  Depois a Odete chamou pelo Pai Natal.Ele veio auxiliá-la e levou-a, pelos ares,para o Hospital Pediátrico de Coimbra.A menina teve que ser operada e não ajudou o "Mestre dos presentes".
   A Odete ficou desiludida, mas conseguiu resolver o problema: pediu ajuda aos seus colegas do 2º B, da escola EB1 do Teixoso. Assim, ela ficou mais aliviada!
   Então o Pai Natal agradeceu aos alunos o empenho que tiveram na missão de encantar as crianças do mundo inteiro e decidiu agradecer-lhes.
   Ele perguntou aos amigos da Odete o que desejavam receber e todos, em coro, responderam:
   -Queremos que a nossa amiga Odete fique boa rapidamente.
   Na manhã seguinte, quando a Odete acordou foi ter com a mãe à cozinha e enquanto tomava o pequeno almoço contou-lhe o seu sonho de Natal.
   A mãe ficou encantada com a história que ouviu.