De forma a dar-se continuidade ao projecto da turma "Conta-me uma história", o pai e a mãe de um aluno da turma - Guilherme - vieram contar-nos a história do autor António Mota, "O nabo gigante", baseado num conto tradicional russo.
Foi com grande alegria que, em coro, as crianças anteciparam algumas partes do texto, como esta:"O gato puxou o cão, o cão puxou o rapaz, o rapaz puxou a menina, a menina puxou a velhota, a velhota puxou o velhinho e o velhinho puxou o nabo. Fartaram-se de puxar, mas o nabo ...não se mexeu."
Mãe e filho "ajudam a puxar o nabo" |
A história dos dois velhinhos que não conseguiam, sozinhos, tirar da terra o nabo que haviam semeado, fez-nos reflectir sobre a importância da união, sempre que é necessário superar obstáculos... "A união faz a força" foi o provérbio que melhor se adequou a este conto!
Finalmente, como ler é compreender, os alunos participaram num jogo no qual tiveram que dar provas de que percebem o que lêem...Não correu nada mal, mas como não acertaram em todas as respostas aprenderam que sempre que se lê ou se ouve ler uma história, a concentração deve ser ainda maior!